A melhor Técnica de Estande – InfoArmas


Vamos falar sobre uma técnica usada há quase cinquenta anos, mas que recebeu notoriedade nos últimos anos com a divulgação em massa através das mídias sociais e debates acalorados em fóruns e grupos de whatsapp. A origem dela remonta a década de 70 porém com uma roupagem diferente da atual, seu nome ao longo do tempo variou entre High Port, High Vertical Ready ou Chalie’s Angels Position(referência ao seriado da época).

Acredito que você já tenha visto em alguma foto ou vídeo a imagem de um operador ou instrutor com a arma junto a cabeça correndo em volta de veículos ou desembarcando dele. Ficou chocado com a visão ou apenas sentiu algum desconforto?

 A POSIÇÃO TEMPLE INDEX

O TEMPLE INDEX é utilizado em muitos cursos de Combate Veicular no Brasil e no mundo, no meu caso em particular eu a utilizo desde 2014 nas instruções de VCQB®️ “Combate Veicular” institucionais antes mesmo da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT existir como empresa no mercado nacional. Basicamente eu fui o pioneiro em empregar e ensinar TEMPLE INDEX no Brasil e isso me deixa muito orgulhoso e mesmo sendo alvo críticas ainda assim esta posição passou a ser utilizada por muitos instrutores e instituições referência no Brasil.

Coloque a arma pressionada ao lado da sua cabeça na posição vertical, basicamente paralela ao seu crânio e certifique-se que o cano passe do topo da sua cabeça. Garanta os pontos de contato desta técnica de maneira que você obtenha os feedbacks de contato(input cinestésico) dos “nós do dedos” tocando a têmpora e o polegar em contato com o lóbulo da orelha.

IMG 0422

Esta posição fornece mais segurança do que as posições convencionais de controle de cano(vide artigo Cano para cima ou Cano para baixo), como por exemplo POSIÇÃO SUL e POSIÇÃO HIGH PORT(Guarda Alta). Manter a arma “colada” na cabeça lhe dá um feedback de contato , permitindo que você sinta a arma na posição segura de controle do cano, leia-se: cano apontado numa direção segura.

O EMPREGO NOS CENÁRIOS DINÂMICOS

A ideia é utilizá-la no cenário de CQB(Combate em Recinto Fechado) ou no VQCB®️ (Combate Veicular). Seja no interior do veículo empregando a sua arma e retirando o cinto ou desembarcando e se movimentando ao redor do veículo, tudo converge para manter o cano apontado para uma direção segura.

MG 6721

Como não se “varrer” durante um desembarque com o cano “flutuando” para baixo ou para cima?

Se a opção for adotar a POSIÇÃO SUL, tenha em mente que você irá apontar o cano diversas vezes na direção das suas pernas ou nas costas do seu time ou da sua família.

O PIOR CENÁRIO OU A REALIDADE COMO ELA É

Vou descrever o pior cenário ou a realidade como ela é. Quando você desembarca com velocidade a arma na mão tende a seguir os movimentos naturais e explosivos do seu braço, isso faz com que canos para cima flutuem entre a sua cabeça e o seu braço, enquanto canos para baixo varrem a sua perna(alerta de femural).

IMG 0665
Ministrando VQCB®️ (Combate Veicular) no Texas-EUA

Do lado de fora a POSIÇÃO SUL irá lhe trair várias vezes, seja varrendo a sua perna, passando nas costas do seu filho agachado na roda do carro ou varrendo qualquer operador do seu time que adote uma posição agachado ou deitado ao redor do veículo.

QUER ENTENDER POR QUÊ EU USO TEMPLE INDEX EM TODOS OS MÓDULOS DA ETC?

Talvez você já tenha visto em fotos, vídeos ou participado dos Módulos da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT. O fato de eu utilizar a posição TEMPLE INDEX dentro e fora do ambiente veicular ou no cenário do CQB(Combate em Recinto Fechado), bem como em todos os meus treinamentos é por esta posição garantir a segurança em qualquer direção de deslocamento ou movimentação dentro do estande e nos exercícios da linha.

MG 1040 1

Lembre-se que o estande é uma simulação do cenário real ou deveria ser. Diante disto o emprego do TEMPLE INDEX garante a segurança da linha e de todos os alunos, permitindo que eu elabore e execute exercícios mais dinâmicos e alinhando o treinamento da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT com um treinamento próximo da realidade.

O CONTEXTO DA TÉCNICA

Ignorar o contexto da técnica é especular sobre algo com base na sua ignorância intelectual e numa realidade não baseada em evidências, enquanto Operadores e Instrutores inteligentes vão para o “Laboratório” empregá-la, testá-la e certificá-la para então tirar as suas conclusões.

MG 7028

Você busca a posição mais segura para apontar o cano da arma, lembre-se que o cenário dita a posição. Trabalhar numa Unidade de Operações Aéreas me mostrou isso, já que apontar o cano para cima na direção do rotor principal dentro de uma aeronave(helicóptero), coloca em risco toda a operação e segurança de vôo, mas quando eu desembarco as coisas mudam de figura. Na dinâmica do confronto armado você muitas vezes não pode escolher aquilo que você quer, mas aquilo que está disponível!

“Absorva o que for útil, descarte o que não for e adicione aquilo que for unicamente seu”. (Bruce Lee)

Nos encontramos na linha!

*O nome VCQB® é marca registrada no Brasil pela ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT e a utilização deste nome acarreta em responsabilidade jurídica para quem usá-la sem a devida autorização.






Seja um atirador esportivo!

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-


Source link