Peças nazis roubadas de museus holandeses por encomenda de colecionadores


Os assaltos parecem ser altamente organizados e têm um alvo muito específico: roubar objetos nazis de vários museus holandeses. Armas de fogo do Terceiro Reich, uniformes das SS, adagas, emblemas e até pára-quedas estão entre as peças mais procuradas pelos meliantes que, de acordo com o “The Guardian”, podem estar a agir por encomenda de colecionadores, num momento em que dispara o interesse por espólio ligado ao regime de Adolf Hitler.

“Eles sabiam o que procuravam. Só consigo imaginar que alguém os encomendou”, aponta o diretor do museu de guerra de Beek.

Recentemente, o War Museum Eyewitness, na cidade de Beek, e o War Museum Ossendrecht, no norte de Brabant, foram saqueados. Esta procura desenfreada fez com que museus de guerra por toda a Holanda tenham apertado a segurança para travar os furtos de objetos nazis. Há duas semanas, durante a noite, objetos no valor de centenas de milhares de euros foram roubados das instalações do War Museum Ossendrecht.

“Uniformes, adagas, capacetes, emblemas, boinas, pára-quedas, armas de fogo, binócolos, etc. Não sobrou nada”, relata Jan de Jonge, responsável pelo equipamento cultural e histórico. “Eram tudo coisas alemãs, não levaram nada dos Aliados”, acrescenta.

Também as exposições com peças mais valiosas estão a ser canceladas. “Retiramos ontem objetos da Juventude Hitleriana e também uniformes das SS estão a ser removidos”, conta Frans van Venrooij, proprietário do Oorlogsmuseum ‘1940–1945, onde já foram escondidos talheres que pertenceram a Hitler e a Heinrich Himmler.

Já o museu de guerra de Arnhem anunciou, na semana passada, bloquear o acesso a camiões e carrinhas de maior porte, como forma de dissuadir eventuais assaltos.




Seja um atirador esportivo!

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-


Source link