VARIAÇÕES DE COMPRIMENTO DE CANO E SUAS CONSEQUÊNCIAS – InfoArmas


Uma pergunta frequente no universo das armas de fogo, especialmente quando se pretende adquirir um armamento, é: qual o tamanho de cano ideal?

Simples! Assim como quase tudo no mundo da balística, a resposta é DEPENDE.

Nesse artigo, apresento algumas considerações com o objetivo de permitir ao leitor que faça sua própria avaliação, entendendo as consequências de cada opção e, principalmente, tenha melhores condições de selecionar o equipamento mais adequado às suas necessidades.

De antemão, sugiro a leitura do artigo do Igor Cavalcante, intitulado “Tamanho faz diferença”, disponibilizado neste portal, em que o autor compara os desempenhos de revólveres com canos de 2” e 4” nos calibres .38 Special e .357 Magnum.

Como medir o comprimento do cano?

Na maioria dos armamentos, o comprimento do cano é medido considerando-se a câmara, à exceção dos revólveres.

Se o leitor estiver na dúvida a respeito do comprimento do cano de determinada arma, um procedimento bastante simples é, com o ferrolho completamente fechado, insira uma vareta de limpeza de cano pela boca até que ela toque o ferrolho. Marque o ponto relativo à boca do cano, retire e meça.

Lembre-se que acessórios como freios de boca, quebra-chamas ou supressores não entram nessa medida.

Velocidade de boca de cano

Um fator que dificulta significativamente a comparação da performance de diferentes comprimentos de cano é que os testes balísticos de munições realizados pelos fabricantes são feitos com canos (provetes) de comprimentos padronizados, conforme normas internacionais.

A exemplo, temos que no portal da fabricante nacional CBC podemos encontrar diversos dados de velocidade e energia dos cartuchos por ela produzidas, mas utilizando-se sempre o mesmo comprimento de cano para cada calibre nominal.

  • .380 Auto: 9,52cm/3,8”
  • .38 Spl, .357 Magnum, 9x19mm, .40S&W: 10,2cm/4”
  • .45 Auto: 12,7cm/5”
  • .300 Blackout: 40,6cm/16”
  • .223 Rem, .308 Win: 61cm/24”
  • 5,56x45mm: 50,8cm/20”
  • 7,62x51mm: 55,9cm/22”

Cartuchos da marca S&B, vendidos pela CBC, apresentam dados com provetes diferentes. A S&B é uma fabricante da República Tcheca que faz parte do grupo CBC Global Ammunition.

Diante disso, para saber qual será a velocidade de boca de cano de determinada configuração de arma e munição, só nos resta pesquisar em fontes confiáveis ou ir para o estande e realizar os testes com um cronógrafo.

Variação de peso e volume do armamento

O principal fator que costumamos considerar ao escolher o tamanho de cano de um armamento é sua portabilidade.

Quando se trata de armas curtas, o porte pode ser ostensivo ou velado. Como regra, para porte ostensivo, não se preocupa com tamanho e peso, e sim, com capacidade e eficiência nos disparos, partindo para os armamentos maiores e com administração de recuo mais fácil.

Para uso velado, queremos a máxima descrição, indo no caminho oposto. Lembrando que, apesar de haver opções extremamente discretas, deve-se considerar a compleição física do usuário – de nada adianta um armamento extremamente compacto, que mal se consegue empunhar, quanto mais realizar múltiplos disparos.

Há que se lembrar que o que torna uma arma curta mais “visível” ao porte velado é geralmente o tamanho da empunhadura, e não do cano.

Já em relação a armas longas, temos que o cano é geralmente a peça mais pesada do armamento. Dessa forma, dependendo do uso, esse fator pode ser decisivo.

Para um operador de segurança pública que trabalha várias horas por dia portando uma arma longa, o peso deverá ser considerado. Para um atirador esportivo, que participa de provas rápidas, esse fator já fica em segundo plano.

De forma análoga, há que se considerar o ambiente predominante de trabalho, que pode ser embarcado em viaturas, aeronaves ou embarcações ou edificações confinadas, em que poucas polegadas de cano podem fazer muita diferença na mobilidade, em contraposição a operações em ambientes rurais ou urbanos predominantemente abertos.

Tratando de um fuzil de precisão, a rigidez do cano terá importância fundamental e o aumento de peso, em geral, compensa (até certos limites). Mas esse é um assunto para outro artigo.

Aparelho de pontaria

Em geral, quanto maior o cano de um armamento, maior a distância entre alça e maça* de mira. O que permite um enquadramento mais preciso e, consequentemente, disparos com maior acurácia.

* – maça, escrito com “ç”, conforme os dicionários da língua portuguesa Priberam e Michaelis

Mais uma vez, a diferença entre armas de defesa e armas de assalto se faz predominante, sendo necessário avaliar a utilização predominante do equipamento. Da mesma forma, no glock“>tiro esportivo ou de caça.

Um facilitador neste quesito é a possibilidade de utilização de aparelhos de pontaria ópticos ou optrônicos, como lunetas ou miras eletrônicas de ponto vermelho (red dot e holográficas), substituindo os aparelhos convencionais de mira aberta.

Pistolas Glock 22, 23 e 27

E quanto aos números?

Após as considerações com relação ao uso e porte do armamento, fica a pergunta: e quanto eu ganho ao utilizar um cano maior?

Na prática, diferentes comprimentos de cano geram variações de velocidade de projéteis menores do que esperamos. Apresento alguns valores de medições realizadas com armamentos similares e diferentes tamanhos de canos e munições.

  11,5” 14,5” 16”
55gr 890 929 968
55gr 819 871 896
62gr 852 891 920
Velocidades de projéteis de fuzil no calibre 5,56x45mm com sistema de injeção direta de gases em 3 tamanhos de cano
  8,9” 12,5”
55gr 771 872
55gr 699 791
62gr 738 827
Velocidades de projéteis de fuzil no calibre 5,56x45mm com sistema de pistão em 2 tamanhos de cano
  87mm 102mm 114mm
180gr 294 298 311
155gr 329 340 351
130gr 339 345 353
Velocidades de projéteis de pistola no calibre .40S&W em 3 tamanhos – subcompacta, compacta e padrão

Trabalhando os números apresentados, podemos avaliar que a variação no comprimento de cano resultou nos seguintes aumentos de velocidade e de MOMENTO LINEAR (utilizando-se as médias de velocidades para os diferentes tipos de cartuchos):

Fuzil no calibre 5,56x45mm com sistema de injeção direta de gases
Carabina no calibre 5,56x45mm com sistema de pistão
Pistola no calibre .40S&W

Caso o leitor não esteja familiarizado com o conceito de momento linear, sugiro a leitura dos artigos dos peritos criminais João Bosco e Barros, disponíveis neste portal:

Importante relembrar que, conforme descrito nos artigos citados, o momento linear tem grande relação com a profundidade de penetração de projéteis de armas de fogo. Logo, tal fator será fundamental em se tratando de armas de defesa e assalto.

Para as configurações apresentadas, observamos que em um dos armamentos, uma pequena variação no comprimento do cano gerou aumento significativo do momento linear (13%), enquanto nos outros os valores já não foram tão expressivos.

Por exemplo, comparando-se as pistolas nos tamanhos compacta e subcompacta, a variação de apenas 2% nos mostra que esse fator não é de importância para se fazer a seleção entre as duas.

Conclusões

Diante das informações apresentadas, quando se trata de selecionar o tamanho de cano de um armamento, reforço a tese apresentada no início do artigo: DEPENDE!

O leitor deverá considerar algumas variáveis, entre as quais:

  • Utilização ou finalidade do armamento
  • Peso e tamanho do armamento
  • Compleição física do usuário
  • Acurácia esperada ou necessária
  • Momento linear que o projétil poderá apresentar com os cartuchos utilizados

Ninguém mais adequado que o próprio usuário do equipamento para decidir qual deve ser a melhor configuração. Sempre que possível, teste o máximo de opções disponíveis antes de fazer o investimento. E lembre-se que não existe uma única solução para todos os problemas.

Se interessa por balística? Dê uma olhada no livro Anotações Sobre a Doutrina Policial – BALÍSTICA, e entre em contato comigo para adquirir – Ig: luiz_gaspar_17






Seja um atirador esportivo!

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-


Source link